Os principais tipos de câncer de pele são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma.
O carcinoma basocelular (CBC) é o mais comum e ao mesmo tempo, o menos grave, podendo ser curado em fases iniciais.
Os CBCs são mais frequentes em regiões expostas ao sol como rosto, couro cabeludo, pescoço, orelhas, ombros e costas.
O tipo de carcinoma basocelular mais encontrado é o nódulo-ulcerativo, que aparece em forma de pápula vermelha, brilhosa, com uma crosta central, que pode sangrar com facilidade.
O carcinoma espinocelular (CEC) é o segundo mais frequente. Embora seja mais comum em áreas expostas ao sol como rosto, orelhas, pescoço e etc., pode se manifestar em qualquer parte do corpo.
Esse câncer é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres, e alguns casos da doença estão ligados a cicatrizes, feridas crônicas, o uso de medicamentos contra a rejeição de órgãos transplantados e exposição a certas substâncias químicas ou à radiação.
Geralmente, os carcinomas espinocelulares se manifestam em forma de machucados ou feridas descamativas que não cicatrizam podendo sangrar ocasionalmente. Podem se apresentar em formas similares a verrugas.
Somente se consultando com um médico é possível obter o diagnóstico.
O melanoma é o menos comum entre os tipos de câncer de pele, e o que mais causa mortes. Entretanto, quando diagnosticado em fases iniciais, tem um índice de 90% de cura.
Esse tipo de câncer, em geral, tem a aparência de pinta ou sinal em tons escuros que mudam de cor, formato e/ou tamanho e podem sangrar.
Nas mulheres, a doença é mais comum nas pernas, e nos homens, no tronco. Na região do rosto e pescoço, são comuns em ambos os sexos.
A hereditariedade também é um fator a ser observado nos casos de melanoma. Por isso, é importante se submeter a exames preventivos regularmente.
Prevenção
Deve-se evitar a exposição excessiva ao sol, e proteger a pele contra os raios UV. A exposição ao sol nos horários entre 10h e 16h não é recomendável. O uso de protetores solares adequados para cada tipo de pele é imprescindível. Além disso, o uso de chapéus, bonés, lenços, óculos escuros e roupas apropriadas devem fazer parte da rotina.
Fique sempre atento às marcas presentes no seu corpo e faça consultas regulares a um dermatologista.