Acho pouco provável que você ainda não tenha ouvido falar em probióticos mas, vamos lá, farei a devida apresentação a você:
Eles são bactérias do bem, como lactobacilos ou bifidobactérias, presentes em vários alimentos. Além de serem importantes para a imunidade, digestão e bom funcionamento do sistema urinário, eles influenciam muito positivamente no aspecto geral da pele.
As propriedades naturais anti-inflamatórias presentes nos probióticos auxiliam na eliminação de bactérias causadoras de #espinhas, dermatites, psoríase e rosácea.
Estes micro-organismos fortalecem a proteção natural do tecido cutâneo e, por isso, atuam na recuperação de peles sensíveis, na amenização dos efeitos da exposição ao sol e à poluição. Além disso, contribuem para a maciez e luminosidade da pele. ✨
Probióticos ou prebióticos?
Muita gente confunde os dois termos, mas trata-se de coisas diferentes. Como expliquei no início, os probióticos são bactérias presentes na flora intestinal e que agem para o equilíbrio dela. Os prebióticos são substâncias encontradas em certos alimentos e que servem de “alimento” para as boas bactérias.
Quer exemplos? As fibras presentes na aveia, na banana e na maçã. Mesmo que não haja comprovação científica de que consumí-las faça com que a pele fique mais sedosa, os prebióticos intensificam a ação dos probióticos. Ou seja, apostar neles é uma boa escolha!
Vale mesmo a pena?
As pesquisas sobre o assunto ainda estão em fases iniciais e, por isso, ainda não há padrões definidos da ação dos probióticos para cada problema dermatológico. Mas o início do debate abre possibilidades para a classe médica entender mais a fundo os probióticos, suas particularidades e ação.
Portanto, não existe um consenso sobre a recomendação de quanto e quais produtos com probióticos são os mais indicados. Alguns estudos já sugerem que o consumo constante de iogurtes e leites fermentados aliviam a acne, outros recomendam o uso de probióticos em fórmulas manipuladas, devido à melhor conservação e concentração deles. O melhor é sempre se consultar com um especialista para avaliação de cada caso.
Ficou interessada? Como já sabemos, a beleza vem de dentro para fora. Minhas colegas nutricionistas já recomendaram incluir iogurtes naturais, bebidas fermentadas, kombucha e kefir na alimentação.
Continue me acompanhando pelo Instagram e pelo Facebook para mais conteúdos sobre dermatologia, cuidados com a pele, cabelos e unhas.