preloder
Como o microagulhamento trata homens com cicatrizes de acne?

Como o microagulhamento trata homens com cicatrizes de acne?

A maioria dos homens que recebo no meu consultório se queixa da acne. Com razão, afinal, durante a adolescência, ela é um grande incômodo. E pior do que tê-las é carregar as cicatrizes que elas deixam no rosto, já na vida adulta, não é? 

Trago uma boa notícia: para cada grau de cicatrizes deixadas pelas espinhas, há um tratamento apropriado. Mas, antes, vamos entender mais estas marcas? 

 

Como se formam as cicatrizes de acne e quais são as diferenças entre elas

As espinhas caracterizam uma inflamação da pele causada por uma obstrução das glândulas sebáceas, provocada por uma junção de sebo e bactérias. Essa inflamação ocorre mais em algumas pessoas do que outras graças a fatores particulares como excesso de produção de oleosidade, tendência do organismo à inflamação, idade, regulação hormonal etc.

A acne, geralmente, não causa riscos à saúde, a não ser em casos de inflamação e infecções mais graves. Ainda assim, se as espinhas forem excessivas e não tratadas, podem deixar manchas e cicatrizes no rosto, afetando a autoestima das pessoas e levando, em alguns casos, à depressão.  

Vale lembrar que acne não é o único motivo de aparecimento de manchas na pele e elas sempre são sinais de alerta

Além da quantidade e grau de severidade das espinhas, a maneira com que elas são manipuladas está relacionada com as cicatrizes deixadas no rosto. O ato, que para alguns é irresistível, de espremer cada sinal de acne não impede a eclosão da espinha. Pelo contrário, piora o quadro inflamatório, dificultando a regeneração natural da ferida. 

A exposição ao sol sem a devida proteção também é um agravante. Ao contrário do que se ouve por aí, o sol não seca as espinhas. Na verdade, ele propicia a piora das cicatrizes, garantindo, digamos, a fixação das marcas na pele. 

As cicatrizes, assim como a própria acne, não são uniformes. Elas podem ser atróficas, quando formam buraquinhos ou depressões na pele, ou hipertróficas, quando têm aspecto de inchaço, de alto-relevo. Há muitos formatos, profundidades e cores de cicatrizes. Consequentemente, o tratamento varia de acordo com a aparência delas. 

 

Como o microagulhamento ajuda a tratar as cicatrizes de acne nos homens  

O tratamento para corrigir essas as cicatrizes de acne varia conforme o paciente. Um deles é o microagulhamento, um dos mais buscados pelos homens no meu consultório (além do microagulhamento, o laser de CO2 também é um queridinho dos meus pacientes e, mais recentemente, o laser Picoway)

E olha que coisa boa, ele trata não só as marcas de espinhas, mas também outras imperfeições, melhorando a textura facial.

O método provoca microperfurações na pele (não precisa se assustar: uso um anestésico) para atingir a região da cicatriz da acne, estimulando a produção de colágeno e a recuperação uniforme da região. 

 

Quanto tempo leva a cicatrização do microagulhamento para homens? 

O tempo de cicatrização da pele varia. Num geral o paciente não precisa se afastar das atividades rotineiras, como trabalhar, estudar, etc. Mas o mais comum é que em cerca de uma semana a pele volte ao normal. 

Com que tipo de equipamento o microagulhamento é feito e qual é o resultado?

O equipamento usado é o dermaroller, como este da foto. O número e o comprimento das agulhas conectadas a ele, assim como o número de sessões, varia de acordo com a situação do paciente. 

A melhor parte: o resultado é permanente. As cicatrizes ficam menos expressivas e os poros ficam mais fechados. Sensacional né? 🍑

Consulte-se com um dermatologista para saber se o microagulhamento é o ideal para o seu caso. 

Continue me acompanhando no Instagram e no Facebook. Estou sempre falando sobre tratamentos, dando dicas e compartilhando informações sobre dermatologia por lá. 📱

Fechar Menu