Nem você e nem eu imaginávamos passar por uma #pandemia como a do novo Coronavírus. Mas ela está se alastrando com rapidez. A adaptação do estilo de vida e novos hábitos de autocuidado deve seguir a mesma velocidade.
Como o novo vírus se aloja principalmente na pele, a higienização é importantíssima: lavar as mãos com frequência, ao tocar nos outros ou nos objetos. Mas o excesso de limpeza pode causar ressecamento, eczema e vermelhidão, principalmente em pessoas com a pele sensível ou seca.
Não é por isso, contudo, que você tem que deixar de se prevenir, certo? Por isso, aqui vão algumas dicas de cuidados para manter a pele saudável numa época de higienização excessiva – e precisa ser!
Na hora de lavar as mãos: água e sabão ou álcool em gel?
– Entre água e sabão e álcool em gel, prefira a primeira opção, por ser uma solução menos irritante à pele. Você anda lavando as mãos corretamente? Confira neste vídeo a maneira ideal de fazer isso:
Hidratação da pele das mãos
– Compense a perda da camada de gordura e da umidade natural das mãos com hidratação. Junto do álcool em gel ou da torneira do banheiro, tenha sempre um hidratante específico para as mãos. Assim você não vai se esquecer de usar o creme 😉
Outra dica é, ao se deitar para dormir, hidrate as mãos mais uma vez. Afinal, você não voltará a lavá-la nas próximas oito horas de sono.
A hidratação evita não só o ressecamento, mas também coceiras e até descamações e dermatites que podem ocorrer. Isto porque, além do novo hábito de lavar as mãos mais do que o de costume, o período é de estresse.
Como usar o álcool em gel com eficácia
– Para que álcool em gel seja eficaz, as mãos precisam estar minimamente limpas no momento da aplicação. Sujeiras visíveis, como fragmentos de comida, graxa ou gordura, por exemplo, impedem a absorção devida do produto. Estes resíduos diminuem a ação antisséptica do álcool em gel e, consequentemente, a eficácia dele;
– Ao usar álcool em gel, tire anéis, alianças, pulseiras e relógios para evitar que parte do produto fique acumulado nos acessórios.
Orientações gerais
– Mesmo em casa, continue usando o filtro solar com fator de proteção alto e reaplique o produto a cada três horas;
– Portadores de doenças como os lupus eritematoso, psoríase, eczemas têm a imunidade comprometida e são consideradas pacientes de risco para o coronavírus. Portanto, atenção redobrada!
E como de praxe:
– Mantenha as unhas limpas e curtas, e o cabelo preferencialmente preso;
– Fique em casa! O distanciamento social diminui a velocidade de disseminação do vírus e do surgimento de novos casos, evitando a sobrecarga do sistema de saúde.
Com cuidado, atenção e boas informações, superaremos esta fase. Quanto mais nos engajarmos no combate ao novo coronavírus, mais rápido essa pandemia passará. Posso contar com você?
Para saber mais sobre pele, cabelo e unhas, me acompanhe no Instagram e Facebook. Até mais!