Os bioestimuladores foram os queridinhos de 2019. Você já ouviu falar deles?
O nome é autoexplicativo: trata-se de um ativo que estimula a produção de colágeno, proporcionando uma pele rejuvenescida, natural e progressivamente.
Os mais procurados no mercado são a hidroxiapatita de cálcio (encontrada comercialmente com o nome Radiesse), o ácido polilático (Sculptra) e a policaprolactona (Ellansé).
Eles funcionam assim: a derme recebe uma leve inflamação para estimular as células produtoras de colágeno, chamadas fibroblastos, a produzir novas fibras.
Alguns, porém, atuam como preenchedores e, de acordo com a concentração e o número de aplicações, dão volume. Em alguns casos podem até ser usados no lugar dos preenchedores tradicionais.
A aplicação e os resultados
Aplicar um bioestimulador é mais ou menos assim: a substância é distribuída em diversos pontos do rosto com uma microcânula (semelhante à uma agulha, mas que não perfura). O equipamento evita aqueles pontinhos roxos, conhecidos como equimoses, e inchaços, que clinicamente chamamos de edemas.
As áreas em que o produto foi aplicado ficam levemente sensíveis e doloridas, nada que te impeça de realizar as atividades rotineiras. Apenas não recomendo esforço físico no mesmo dia da aplicação. Também é bom evitar situações com riscos de contaminação, como piscinas e saunas.
Depois de aplicado, os bioestimuladores de colágeno agem por até um ano e meio. Porém, o resultado pode variar. A capacidade de produzir colágeno em cada pessoa vai depender de fatores como idade, tipo de pele e hábitos como fumar, se expor intensamente ao sol, praticar atividade física etc..
Os bioestimuladores mais usados:
Radiesse®️
A hidroxiapatita de cálcio estimula a produção natural de colágeno e tem efeito imediato de preenchimento, além de atuar na recuperação, elasticidade e firmeza da pele. O Radiesse é recomendado para suavizar rugas e linhas de expressão de moderadas e graves no rosto. Além do rosto, ele age nas mãos para amenizar a flacidez da pele e a aparência dos tendões.
Sculptra
A base do Sculptra é o ácido polilático, que melhora o aspecto do rosto e do corpo e ameniza rugas e linhas de expressão. Ele é multifuncional: no rosto, recomendo para as áreas de pouco movimento, como a região das orelhas e as têmporas, para dar sustentação. Já no corpo, é indicado para tratar celulite e flacidez nos braços, pernas, glúteos e abdome.
Um ponto de atenção: não indico este bioestimulador para a região da boca e dos olhos. Além disso, o paciente precisa fazer massagens depois da aplicação para evitar a formação de micronódulos.