É comprovado pela ciência que dormir mal danifica a pele. Quando você dorme poucas horas (menos de 6) ou tem um repouso ruim aumentam a velocidade de formação de rugas e a quantidade de manchas. A conclusão de que o sono tem relação direta com o envelhecimento precoce foi feita a partir de estudos conduzidos na University Hospital Case Medical Center, nos Estados Unidos. O trabalho foi apresentado no Encontro Internacional de Dermatologia, na Escócia.
Os pesquisadores avaliaram um grupo de mulheres com idades entre 30 e 49 anos. Metade delas não dormia bem. O resultado foi que este grupo apresentava maior quantidade de rugas, manchas e diminuição da elasticidade da pele, o que resultou em maior flacidez. Além disso, a pele dessas mulheres apresentou menor capacidade de recuperação após exposição ao sol sem proteção. Manter a pele hidratada também foi outra deficiência constatada.
Para a médica que coordenou os trabalhos, Elma Baron, o resultado é um avanço. “Nossa pesquisa é pioneira em demonstrar de maneira conclusiva que o sono inadequado está relacionado à má saúde da pele e ao seu envelhecimento precoce”, afirmou Elma. Ou seja, a expressão popular “o sono da beleza” é, de fato, verdadeira.
O sono tem um poder de regeneração incrível no nosso organismo. Enquanto dormimos, as células descansam e se refazem dos efeitos do dia. Na prática, é até simples de entender, durante o período noturno estamos menos expostos à poluição, aos raios solares e outros fatores ambientais que agridem a pele, além de suarmos menos também. O sono, portanto, é a principal forma de o nosso organismo nutrir a pele.
Quantas horas de sono?
A quantidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa. Enquanto uma criança de 2 anos precisa de períodos entre 11 e 14 horas de sono diárias, um adulto com mais de 65 anos deve dormir 7 horas por noite. O recomendado é não permitir que o período noturno de sono dure menos de 6 horas.
O que devo fazer para dormir melhor?
– Evite gorduras e carboidratos à noite. Eles atrapalham o sono.
– Aromas como lavanda e chás calmantes ajudam a desacelerar o organismo e relaxar na hora de dormir.
– Diminua a luminosidade da casa 1h antes de dormir, atualmente os celulares já vem com essa função.
– Ingira a última xícara de café até após o almoço, pois a cafeína fica no sangue por 9 horas.
– Prefira fazer atividade física pelo menos 3h antes de dormir.
– Crie uma rotina com horário certo para dormir.