Tratados como templos da beleza, esses locais, quando não bem cuidados, representam risco à saúde se forem mal higienizados e caso os profissionais não usem materiais devidamente esterilizados ou não manuseiem substâncias com responsabilidade.
E o que poderia ser uma injeção de autoestima, se transforma em um grande problema! Duvidam? Vejam as principais doenças que podem ser contraídas nos salões de beleza:
Infecções causadas por fungos e bactérias
Pentes e escovas abrigam fungos causadores de infecções como a micose no couro cabeludo.
A doença causa vermelhidão, descamação, pode formar bolhas de pus e pode provocar a queda capilar. Leve sua própria escova de cabelo ou fiscalize se o cabeleireiro higienizou os objetos que ele usará no seu atendimento.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é contraída ao usar pentes e escovas. A inflamação crônica da pele causa lesões que descamam, prurido e vermelhidão.
Piolhos
O parasita é transmitido facilmente via contato corporal e pelo uso compartilhado de pentes, capas e toucas. Uma infestação causa coceira intensa e muito constrangimento. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os salões de beleza devem esterilizar os instrumentos após o uso em cada cliente.
Câncer e complicações respiratórias
Esse risco é maior para quem faz escova progressiva. Inalar os gases advindos do formol, agente ativo desse alisamento, pode causar câncer no pulmão. Outros incômodos são a dor de garganta, tosse e irritação nasal. Em casos graves, esses gases ferem as vias respiratórias propiciando o aparecimento de edema pulmonar e pneumonia. Em contato com a pele, causa irritação e até queimaduras.
Vírus do HIV
Todo cuidado é pouco com objetos cortantes ou perfurantes. Caso estejam contaminados com sangue, existe um risco de exposição ao vírus do HIV e de outras infecções para o cliente.