Pele seca, coceiras e vermelhidão são os primeiros sintomas da doença. Crianças são as que mais sofrem com esse problema que também afeta adultos. O desconhecimentos das causas da doença faz muita gente se afastar das pessoas que têm o problema. Então, já gostaria de começar esclarecendo este ponto: a dermatite atópica não é contagiosa.
As causas exatas que provocam o ressecamento e coceira da pele não estão ainda completamente elucidadas. Acreditamos que a condição é resultado de uma combinação: pele seca e irritável com disfunção do sistema imunológico. Fatores que podem ter raízes lá na herança genética e serem desencadeados até por fatores ambientais.
Os eczemas, como também são conhecidas as irritações, podem ser brandos, moderados e graves. No último caso, a coceira intensa pode causar feridas no corpo.
Em crianças, é comum os sintomas desaparecer por volta dos cinco ou seis anos. Em adultos, pode ser uma doença mais prolongada.
A hidratação da pele é a principal forma de tratamento da dermatite. Separei algumas dicas de cuidados que quem tem a doença precisa ter:
- Passar hidratante várias vezes ao dia;
- Escolha os produtos especiais para peles sensíveis e secas;
- Banhos quentes e demorados, nem pensar;
- O banho deve ser morno, sem bucha e sem esfregação;
- O sabonete também deve ser passado suavemente e pouco.
Para quem tem dermatite atópica é imprescindível fazer um acompanhamento com um dermatologista. Como eu já expliquei, a doença precisa ser controlada. Ela alterna fases mais calmas com crises agudas.
Para casos moderados e graves, às vezes, é preciso fazer uso de medicamentos. A prescrição só pode ser feita pelo profissional especialista: o dermatologista.