preloder
Manchas na pele: quais despertam preocupação?

Manchas na pele: quais despertam preocupação?

Manchas na pele são sempre sinais de alerta. Podem ser apenas um probleminha estético, mas também podem significar os primeiros sinais de um câncer de pele, por exemplo. Por isso, a minha orientação é: ao identificar qualquer marca diferente no seu corpo, procure imediatamente um dermatologista.

 

Não existe diagnóstico a distância, é preciso sempre examinar em detalhes, no entanto, conhecer o significado de cada cor pode te ajudar a ficar ainda mais atento.

 

Manchas marrons

 

Se aparecer manchas nesta tonalidade no dorso da mão, colo e costas  pode ser MELANOSE. Este tipo de sinal está diretamente ligada à muita exposição solar, e não vira câncer. O tratamento mais comum para  estes casos é o laser de luz pulsada.

 

Agora se as marcas se concentrarem, principalmente, no rosto, o sintoma pode ser do MELASMA.  Manchas deste tipo pode surgir por motivos genéticos, hormonais e sol. É muito comum aparecer durante a gravidez por causa da intensa variação hormonal. Não tem cura, apenas tratamento. O uso do protetor solar é indispensável, ao menos, duas vezes por dia.

 

Manchas pretas

 

A manchas pretas são as que mais exigem atenção. A mais temida é o MELANOMA, que geralmente aparecem em forma de lesão sólida, que pode ser plana ou irregular, é escura com mais de uma tonalidade.

 

Outro perfil são as pintas pretas, chamadas de NEVO, que geralmente não são malignas. É preciso ficar atento a dois aspectos: tamanho e forma. Os dois não podem alterar. Tem também o Nevo Congênito que são aquelas manchas escuras que a criança já nasce com ela, ou adquire até os dois anos de idade. É preciso fazer o acompanhamento, mas não inspira risco.

 

A QUERATOSE seborreica escuras também são pintas escuras que aparecem com o tempo. Elas são mais ásperas e surgem em áreas de dobra e rosto. Este tipo também não se transformam e câncer.

 

Manchas brancas

 

Manchas nesta tonalidade tem mais problema estético que gravidade de saúde. As SARDAS BRANCAS, ou leucodermia solar, são  um exemplo. Este perfil de marcas são provocadas pelo excesso de exposição solar.

 

Outro tipo de manchas de coloração branca é o PANO BRANCO ou pitiríase versicolor causado por fungo. E ainda tem a VITILIGO, que é uma doença genética.

 

Manchas roxas

 

Nesta coloração, pode ser HEMATOMAS, geralmente causado por traumas ou doenças relacionadas ao sangue. Se elas aparecem sem causa aparente é preciso investigar, pois não é normal.  A púrpura senil, que atinge pessoas idosas, também provocam manchinhas roxas na pele.

 

Manchas vermelhas

 

A mais comum neste tom, são as NEVO RUBI que aparecem de repente na pele, sem causa aparente. Se coçar, sangra, mas não é motivo de preocupação, além do estético.

 

A melhor prevenção para doenças e manchas na pele é sempre o uso diário do protetor solar, gente. Use e abuse!

Fechar Menu